24 de julho de 2020

Aulas Online: 7 dicas de como aproveitar os estudos

By Ricardo-52 Visualizações-Sem Comentários

Como vão todos? Esperamos que bem!

Nós aqui da EI Brazil separamos 7 dicas de como aproveitar os estudos das aulas online, já que isso é novo pra muita gente, mas é interessante entender o cenário das aulas online já é utilizado no Brasil e com maior frequência em outros países.

Devido ao problema de Covid-19, escolas e estudantes tiveram que se adaptar as aulas online da noite pro dia para não perder o conteúdo programático do ano letivo. Muitos estudantes de universidades americanas, canadenses e britânicas retornaram ao país de origem para concluir os estudos online, mesmo como incerto o retorno neste próximo semestre para aulas presenciais, mas todos estão se adaptando de alguma forma.

 Cenário das aulas online

 

A aula virtual faz parte da modalidade de EAD (ensino a distância), que vem crescendo no Brasil e no mundo. Sabia que só aqui no Brasil já são cerca de 1.500 cursos de graduação EAD oferecidos no país, segundo o mais recente Censo da Educação Superior?

Porém já nos EUA, quase 280 universidades oferecem pelo menos um curso graduação online, e dentre os 5.4 milhões de estudantes de ensino superior, cerca 33% cursam pelo menos uma matéria online.

Além disso, uma pesquisa feita pela Learninghouse and Aslanian Market Research, indica que a cada 100 alunos americanos, 1/3 planeja estudar somente online, 1/3 somente presencial e o último restante de 1/3 pretende estudar de ambas as formas.

 

Até uma década atrás a qualidade de aulas virtuais era questionável, mas o cenário vem mudando rapidamente. Muitas universidades americanas vêm aumentando sua oferta de cursos online, e até alunos das Ivy League já podem esperar para cursar matérias virtualmente.

Instituições e professores reconhecem que aulas online podem ser tão efetivas quando as presenciais. Uma das maiores vantagens está na conveniência e flexibilidade de estudar de qualquer lugar. Isto pode ser cômodo, mas também arriscado uma vez que é preciso ter disciplina e seguir algumas regras básicas para bom aproveitamento das aulas.

 

 

 

 

 

  • Estabeleça horários e local:

Os estudantes devem manter uma rotina de horários fixos, e pensar num local tranquilo. Nosso corpo leva um tempo para se adaptar e manter os horários fixos de estudo em um ambiente propicio, os alunos tendem a render muito mais!

 

  •  Seja organizado:

Desenvolva um cronograma de estudos, e mantenha o registro das suas obrigações. Parta de sua organização é fazer uma lista das suas prioridades assim acaba não se esquecendo de nenhuma tarefa. Mesmo as aulas virtuais, disponha de papel e caneta para anotações. Alguns alunos utilizam um monitor com a tela da aula online e outro monitor / tablet para anotações. Faça o teste e veja como funciona melhor no seu caso.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Estabeleça metas a serem cumpridas e evite perder prazos:

Ter metas traçadas e cumprir com os prazos evita que suas atividades não se acumulem. No exterior, os professores universitários são muito mais exigentes com prazos do que no Brasil. Então, não arranje desculpa. Utilize uma agenda ou calendário no computador, telefone celular para te lembrar das atividades.

 

  • Mantenha-se motivado

A motivação é essencial para estudar online. Reconheça suas vitórias e não desista. Pense no quanto você ainda pode aprender e conhecer com novas tecnologias e ferramentas de estudo. Quando tudo voltar ao normal, você ainda pode tirar proveito de ferramentas de estudo online que ficará para sempre.

 

 

 

 

 

 

  • Segmente o conteúdo de estudo

Não assuma mais disciplinas do que a sua carga horária permite, ou não junte disciplinas que exijam demais no mesmo dia: aulas de envolvam muita leitura, ou cálculo.

 

 

 

 

 

 

  • Tenha cuidado com as distrações

TV ligada, som alto, e notificações no celular são grandes vilões para quem quer estudar online. Online nos estudos e offline das distrações!

 

  • Não esqueça de cuidar de sua saúde.

Alimente-se bem, faça pausas regulares e tenha boas noites de sono. Mente sã, corpo são. Se sentir bem e estar com a saúde em dia é essencial para melhor rendimento na hora da aula.

 

“Políticas de Boa Vizinhança” para Aulas Ao Vivo

  • Baixe e teste o aplicativo em seu computador/smartphone
  • Entre antes na sala e teste câmera e microfone
  • Navegue pela ferramenta antes, para checar suas possibilidades
  • Escolha um lugar tranquilo e com fundo neutro par assistir sua aula
  • Deixe sua câmera e seu microfone desligados – fones de ouvido diminuem ruídos aos outros participantes
  • Em momentos de microfone aberto, respeite a vez dos colegas
  • Evite usar o chat para fazer piadinhas, ou falar de assuntos fora do conteúdo programático

Quer saber mais sobre como se sair bem na quarentena? E como poder estudar em uma universidade americana com uma bolsa de estudos? fique atento às nossas redes sociais (https://www.instagram.com/eibrazil/).

 

Dúvidas, sugestões e afins deixe seu comentário abaixo, agora se quiser conversar com a gente nos mande um e-mail no contato@eibrazil.com.br.

 

Curtiu o conteúdo? Cheque também direto na fonte:

Clique aqui,

aqui 

ou até aqui

Nos deixe um comentário!

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
× Olá, como podemos te ajudar?