fbpx
4 de março de 2020

Quer uma dica? Use óculos de sol!

By Ricardo-61 Views-No Comment

Em tempos difíceis, a gente coloca as decisões da vida em perspectiva. Será que deveria ter estudado mais? Será que deveria ter escolhido aquele curso? Ou será que eu deveria ter aceitado aquela proposta que me levaria para outro caminho?

Não sei. E nunca saberemos. Mas se eu pudesse dar uma dica para quem quer estudar nos EUA, ela seria: use óculos de sol.

Todos os perrengues que você vai passar morando num país estrangeiro são horríveis. Eles dão muito medo. Medo de saber que você está sozinho e ninguém de confiança está do seu lado. Medo de saber que não terá alguém – como sempre teve – para segurar a sua mão e dizer que está tudo bem. Medo da dificuldade de não falar um idioma que você só ouvia – e mal entendia – nas grandes produções de Hollywood, onde tudo é perfeito. Medo.

Mas é a partir do medo que nós, seres humanos, descobrimos as nossas forças. É no meio das adversidades que conseguimos nos encontrar e, melhor ainda, nos conhecer. Só quando saímos da nossa zona de conforto temos condições de crescer.

Jogue-se. Uma vez, uma amiga me disse, “o mundo é um lugar pequeno e nós somos jovens”. Quão trágico seria não ter a oportunidade de conhecer a nossa casa; essa casa que chamamos de Planeta Terra e tentar minimamente compreender as nuances e as culturas de pessoas que habitam o outro lado do planeta?

O processo é longo e dá preguiça só de considerar a ideia de SAT’s, TOEFL’s, serviços comunitários. É difícil dedicar todo o seu tempo para um projeto de futuro. Com tantas possibilidades de escolhas, será que algum dia saberemos qual é a perfeita? Nunca.

Mas eu sei de uma coisa: não há quem se arrependa de ter aceitado a oportunidade de estudar nos EUA. E mais do que se capacitar para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, conhecer pessoas do mundo é vital para o crescimento pessoal e, portanto, profissional.

E, por isso, só tenho uma dica: use óculos de sol. O futuro é brilhante.